Qualidade na educação infantil : um processo aberto, um conceito de construção
A Revista Criança conversou com as professoras Maria Malta Campos e Maria Lúcia Machado, pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas, de São Paulo, e consultoras na elaboração dos Parâmetros, que nos contaram como o documento foi concebido, sua relação com as políticas públicas de Educação Infantil e o que elas esperavam que fosse feito dele. Clique para ler o PDF
Manifesto Contra a Regulamentação da Educação Domiciliar e em Defesa do Investimento nas Escolas Públicas
Manifesto contrário aos Projetos de Lei de regulamentação da matéria presentes no Congresso Nacional, ao texto original e aos apensados, à proposta de substitutivo ao PL 3.179/2012, elaborada pela deputada Luisa Canziani, texto que reforça em vários aspectos, ao PL 2.401/2019, apresentado pelo governo Bolsonaro ao Parlamento e ao PL 3.262/2019, que visa descriminalizar a ausência de matrícula escolar de
Primeira Infância em Movimento
Publicação Primeira Infância em Movimento, concebida e organizada por Ivanna Castro, consultora associada da Avante - Educação e Mobilização Social, como concretização do seu projeto no programa Global Leader for Young Children (Liderança Global pela Primeira Infância), criado pela World Forum Foundation.
O que a criança não pode ficar sem, por ela mesma
Temas relativos aos cuidados e à educação das crianças pequenas, que envolvem não apenas a educação infantil, mas tudo aquilo de que elas precisam para crescer saudáveis, seguras e capazes de aprender: saúde, nutrição, vida em familia e em comunidade, foram trabalhados com crianças de diversas partes do Brasil, para saber o que para elas é importante, do que precisam,
“O coordenador pedagógico da Educação Infantil em Formação”
O livro "O coordenador pedagógico da educação infantil em FormAção: a experiência exitosa de Maceió" objetiva contribuir com o trabalho desenvolvido nas instituições de educação infantil que tem como protagonista o coordenador pedagógico como articulador de duas grandes atividades para qualificar e profissionalizar o fazer pedagógico dos professores e ressignificar as aprendizagens das crianças. Autora: Angelina Araújo Editora: Appris (2020) À Venda
Opine Nova Iguaçu
A publicação “Orçamento primeira infância em evidência - Opine” se debruça sobre o orçamento público do município de Nova Iguaçu no que se refere aos investimentos voltados ás crianças de zero a seis anos, na tentativa contribuir para o aprimoramento da compreensão sobre do tema, pois faz análise crítica dos programas de trabalho, buscando identificar a previsão de despesas e
Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças
Focado na vivência das crianças de 0 a 6 anos em creches, essa publicação reúne um conjunto de compromissos que afirmam a qualidade e cuidado em serviços voltados para o público infantil.
Todos pelos direitos – deficiência intelectual, cidadania e combate à violência
O Projeto “Todos pelos Direitos”, realizado pela APAE de São Paulo e patrocinado pela Petrobrás, escutou as vozes de diversos atores das redes de defesa e garantia de direitos da infância e da adolescência em 35 municípios paulistas. Uma dos resultados, foi a publicação “Todos Pelos Direitos – Deficiência Intelectual, Cidadania e Combate à Violência”, que articula ideias e serviços,
Experiências do cotidiano na educação infantil em Joinville
Esta publicação se debruça nas práticas das unidades escolares de Joinville na busca de garantir a ressignificação dos espaços educacionais no que tange a inclusão, imaginação, criatividade e ao desenvolvimento de seres humanos de forma integral.
15 anos de atuação da criança segura no Brasil
Este material da ONG Criança Segura reúne um conjunto de análises e dados sobre acidentes na infância e no começo da adolescência com objetivo de apresentar os perfis e servir de referência para a prevenção desses acontecimentos.