Por: Andréa Fernandes Você sabia que, no Brasil, a única disciplina com temática inclusiva obrigatória para todos os cursos de licenciatura (decreto nº 5.626/2005) é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)? Obviamente, voltada para a comunicação, não para a aprendizagem. A ONG Avante – Educação e Mobilização Social e o projeto Montessori T21, que trabalha Educação Montessori para crianças com […]
Apresentar sugestões para uso das áreas verdes e espaços abertos dentro e fora das escolas na retomada das aulas no contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que já ultrapassa um ano e meio. Esta é a proposta do documento Planejando a reabertura das escolas: as contribuições das pesquisas sobre os benefícios da natureza na educação escolar, iniciativa do Instituto […]
Nesta terça (24/8), às 14h, a Avante – Educação e Mobilização Social, representada por Andrea Fernandes, diretora de Comunicação, leva posicionamento à audiência pública no Superior Tribunal Federal (STF), que trata da inconstitucionalidade do Decreto nº 10.502. Também conhecido como Decreto da Exclusão, ele institui a Política Nacional de Educação Especial. Em defesa da educação para todas as pessoas, a […]
Representantes da comunidade escolar da Cidade Baixa e da Avante – Educação e Mobilização Social entregaram às representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/Sessão Bahia (UNCME) e do Conselho Municipal de Educação de Salvador (CME) uma “Carta de recomendações” para o retorno seguro às atividades escolares. “Fico muito feliz, não somente pelo exemplo de cidadania que esse movimento […]
Representantes da comunidade escolar produziram e assinaram documento com recomendações para garantir o Direito à educação na Pandemia, endereçadas a órgãos e instituições do poder público responsáveis pela normatização e implementação do planejamento para retorno das atividades presenciais nas escolas públicas municipais. Movidos pela falta de acesso à Educação dos alunos da rede pública municipal por quase um ano e […]
O Plano Nacional da Primeira Infância (PNPI/2020-2030) tem validade pelos próximos dez anos e aponta os caminhos técnicos e políticos para a ação efetiva do Estado pela garantia de direitos das crianças de 0 a 6 anos. Por isso, a importância de engajamento de prefeitos e prefeitas no enfrentamento do desafio de elaborar ou atualizar seu Plano Municipal pela Primeira […]
No sábado, 17 de julho, às 15h, na Escola Comunitária Luiza Mahin, bairro do Uruguai, Cidade Baixa em Salvador (BA), representantes da comunidade escolar assinaram documento produzido por eles com recomendações endereçadas a órgãos e instituições do poder público responsáveis pela normatização e implementação do planejamento para retorno das atividades presenciais nas escolas públicas municipais. Sem acesso à Educação por […]
Mais de 3,4 mil certificados já foram emitidos para o curso “Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil”, que figura entre os mais acessados da Plataforma Polo. O curso foi desenvolvido pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com o Itaú Social, no programa Melhoria da Educação. A qualidade do curso é assegurada pelos participantes, que conferiram […]
Por meio da metodologia de deliberação cidadã, conhecida como Minipúblico, 30 pessoas das comunidades escolares da Cidade Baixa, sorteadas em um evento transmitido pelo YouTube, participaram das discussões sobre o direito à Educação na pandemia. Concorreram ao sorteio 120 inscritos. As reuniões iniciaram no dia 17 de junho por meio da plataforma Meet. São sete encontros no total, para que […]
Mais de 350 organizações sociais brasileiras repudiam, em Manifesto, a prioridade dada pelo governo federal à regulamentação da Educação Domiciliar. Em defesa do investimento nas escolas públicas, o Manifesto expressa grande preocupação com a tentativa de acelerar a votação do projeto de Lei (PL) 3.262/2019. Manifesto na íntegra > LINK PARA SITE AVANTE O texto do PL traz fragilidades argumentativas […]