Módulos formativos do Tece e Acontece
Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e articulação institucional dos conselhos municipais de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, visando uma atuação mais efetiva no campo da Educação Infantil, o projeto Tece e Acontece (Avante e Santander Brasil / 2012 - 2013) utilizou módulos formativos para dar apoio aos encontros realizados em dez
Manifesto Contra a Regulamentação da Educação Domiciliar e em Defesa do Investimento nas Escolas Públicas
Manifesto contrário aos Projetos de Lei de regulamentação da matéria presentes no Congresso Nacional, ao texto original e aos apensados, à proposta de substitutivo ao PL 3.179/2012, elaborada pela deputada Luisa Canziani, texto que reforça em vários aspectos, ao PL 2.401/2019, apresentado pelo governo Bolsonaro ao Parlamento e ao PL 3.262/2019, que visa descriminalizar a ausência de matrícula escolar de
Módulos Posso Falar
As publicações que compões a coletânea do projeto Posso Falar? trazem textos relacionados à construção de espaços de participação de crianças em contexto de trabalho infantil, com vistas ao fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). O Posso Falar? apresentou-se (2014 - 2015) como projeto pioneiro na utilização da escuta de crianças, com o objetivo de investigar o que
Práticas do Programa Mobilização
A Revista MobilizAção traz a sistematização da experiência do programa de mesmo nome, iniciativa da Fundação Arcelor Mittal Brasil em parceria com a prefeitura de Cariacica (ES) e consultoria da Avante – Educação e Mobilização Social, que reuniu instituições de ensino, famílias dos alunos e suas comunidades num processo de educação e formação de cidadãos.
Trabalho infantil na indústria da moda no município de Riacho das Almas – PE
A elaboração deste material é resultado de uma parceria da Avante – Educação e Mobilização Social com o Fundo Brasil de Direitos Humanos, no âmbito do projeto Prote-já: fomento à prevenção e erradicação do trabalho infantil na indústria da moda, na cidade de Riacho das Almas-PE.
Diagnóstico da relação escola-família- comunidade na rede municipal do paulista – Pernambuco
Este diagnóstico se afigura como uma ação estratégica para a elaboração da Tecnologia Relação Escola-Família-Comunidade (Avante e Itaú social) no município de Paulista (PE). Foi tomado por base o estudo de caso realizado em duas escolas da Rede - uma que oferece ensino fundamental I e II- Escola Municipal Cônego da Costa Carvalho - e outra que atende apenas à
Módulos dos projetos Mulheres da Paz
Nesses módulos vocês encontrarão textos escritos em uma linguagem simples, clara e agradável, que tratam de aspectos de interesse ao projeto Mulheres da Paz, mas sobretudo de aspectos da vida em sociedade.
Agenda 21 Calabar – Registro pedagógico
A publicação traz o resultado do projeto Sementeira: partilhando percepções e discussões para a Agenda 21 do Calabar e conta a trajetória da construção da Agenda 21 na comunidade, localizada em Salvador (BA). O projeto foi realizado com o apoio do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (FERFA) e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia,
A família como contexto de desenvolvimento humano
Esta coletânea é resultado da experiência construída pela Avante ao longo de 15 anos de pesquisa junto às famílias de crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, bem como na formação de atores sociais para o trabalho com as famílias. Parceria Avante, OIT e IPEC - PROGRAMA INTERNACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.
Mapas de políticas públicas
Euclides da Cunha Clique para ler o PDF Mata de São João Clique para ler o PDF