Carta de recomendações Minipúblico Garantia de Direito à Educação na Pandemia
O documento recomendo uma gestão escolar participativa; acolhimento das famílias, estudantes e profissionais da escola; protocolos sanitários e pedagógicos; protocolos de apoio para as pessoas da comunidade escolar que tiverem dificuldade de adaptação a essa nova realidade; atividades presenciais e híbridas.
Manifesto Contra a Regulamentação da Educação Domiciliar e em Defesa do Investimento nas Escolas Públicas
Manifesto contrário aos Projetos de Lei de regulamentação da matéria presentes no Congresso Nacional, ao texto original e aos apensados, à proposta de substitutivo ao PL 3.179/2012, elaborada pela deputada Luisa Canziani, texto que reforça em vários aspectos, ao PL 2.401/2019, apresentado pelo governo Bolsonaro ao Parlamento e ao PL 3.262/2019, que visa descriminalizar a ausência de matrícula escolar de
Primeira Infância em Primeiro Lugar: um levantamento de redes de advocacy pelos direitos da criança
Primeira Infância em Primeiro Lugar - Advocacy em primeira infância por meio de um olhar integral e integrado da criança reúne experiências em rede como estratégia de advocacy pelos direitos da criança.
Nota Pública -Undime
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) emitiu nota pública, dia 16 de julho, sobre o Parecer 11/2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que trata sobre as "Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia". A instituição afirma ter sido surpreendida negativamente com o apresentado no oitavo
Manifesto em Defesa do ECA
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos num cenário ainda desafiador para 31 milhões de crianças e jovens até 18 anos no Brasil que vivem na pobreza. De acordo com o relatório "Pobreza na Infância e na Adolescência", elaborado pelo UNICEF (2019), seis em cada dez crianças e adolescentes encontram-se nessa situação – o que os
Fundamentos do desenvolvimento infantil
Esse material reúne reflexões acerca da educação debatidas no 1º Congresso de Educação Inicial e Pré-escolar, realizado em 2007, na cidade de Monterrey (México).
Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a primeira infância, infância e adolescência
A Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), juntamente com a Equidade para a Infância América Latina, elaboraram a publicação Política de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a primeira infância, infância e adolescência, com objetivo de tratar sobre os impactos das políticas de segurança e das violências na vida das crianças e adolescentes da América Latina.
Primeira infância em primeiro lugar
Conjunto de textos que destacam o reconhecimento da relevância de um período crucial da vida humana, a faixa etária de 0 a 6 anos de idade, bem como suas características e especificidades, lutas e conquistas empreendidas para garantir a essas crianças condições mais propícias ao seu desenvolvimento.
O olhar do Conselho Municipal de educação e da sociedade civil sobre a educação infantil em 10 municípios baianos
Sistematização do projeto O olhar do Conselho Municipal de Educação e da sociedade civil sobre a Educação Infantil em 10 municípios baianos, que pretendeu contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de Educação voltadas às crianças de 0 a 5 anos. O Projeto foi realizado entre julho a novembro de 2011, em parceria com o Santander.
Brincar pra quê?
O objetivo da publicação Brincar pra quê? é fomentar o diálogo, favorecer a reflexão e mobilizar os adultos para a garantia do direito ao brincar. Traz um conteúdo riquíssimo sobre o brincar, a cultura da infância e a legislação sobre o direito ao brincar.