Por meio da metodologia de deliberação cidadã, conhecida como Minipúblico, 30 pessoas das comunidades escolares da Cidade Baixa, sorteadas em um evento transmitido pelo YouTube, participaram das discussões sobre o direito à Educação na pandemia. Concorreram ao sorteio 120 inscritos. As reuniões iniciaram no dia 17 de junho por meio da plataforma Meet. São sete encontros no total, para que […]
Crianças e adolescentes no Brasil são amparados por um dispositivo legal que garante o direito à educação sem violência, castigos físicos e degradantes: A Lei Menino Bernardo (13.010/2014). Seu objetivo é fomentar os riscos causados às crianças e adolescentes que sofrem diversas violências, problema que atinge todas as classes sociais, e proporcionar mais proteção às infâncias do país. Com o […]
O recurso legal para garantia dos direitos das crianças entre 0 e 6 anos, faixa conhecida como primeira infância, é vigente no Brasil desde março de 2016, quando foi sancionada a Lei Federal 13.257, também conhecida como Marco Legal da Primeira Infância. Inspirado no Plano Nacional da Primeira Infância (PNPI), o Marco ainda está em seus primeiros anos de vida, […]
Inspirada por publicações da Campanha “Cadê Nossa Boneca?” nas redes sociais, a professora Vanessa Marques, de São Paulo, contactou sua mãe, Nancy Marques, provocando para criação de uma coleção de “boneques” pautados na representatividade – nascia o Projeto Cria. Mesmo sem nunca ter feito bonecas na vida, Nancy aceitou o desafio e as duas deram início ao processo de criação […]
O direito à educação bilíngue em escolas comuns, abertas a surdos e ouvintes, é assegurado desde 2005 pela legislação brasileira. É dessa escola, que favorece a diversidade socioeconômica e cognitiva, que precisamos! Uma sociedade justa e inclusiva se faz enfrentando os desafios da convivência entre os diferentes. Criar escolas separadas para qualificar a educação bilíngue de surdos como uma modalidade […]
Mais de 350 organizações sociais brasileiras repudiam, em Manifesto, a prioridade dada pelo governo federal à regulamentação da Educação Domiciliar. Em defesa do investimento nas escolas públicas, o Manifesto expressa grande preocupação com a tentativa de acelerar a votação do projeto de Lei (PL) 3.262/2019. Manifesto na íntegra > LINK PARA SITE AVANTE O texto do PL traz fragilidades argumentativas […]
Mesmo sem as crianças presencialmente em sala de aula, as escolas logo retomaram suas atividades, após a perplexidade inicial em que o mundo foi colocado quando deflagrada a Pandemia da Covid-19. Durante a pandemia, as escolas estão indo em busca dessas famílias e as famílias foram à escola. Com a possível retomada do ensino presencial, ou híbrido, há uma oportunidade […]
Como e porque a Educação em casa pode representar um risco? Risco a que? Ou para quem? O primeiro ponto a ser levantado é a desresponsabilização do Estado na garantia dos direitos básicos de crianças e adolescentes. Não à toa, o PL 3.179/2012, que propõe regularizar o ensino domiciliar (homeschooling) no Brasil tem sido alvo de críticas por parte daqueles […]
A distância das atividades com os colegas, percepção de maus tempos e mudanças bruscas nas rotinas ascenderam sentimentos e emoções ruins em crianças. Os dados são do relatório “Infância e pandemia na Região Metropolitana de Belo Horizonte: Primeiras análises”, realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI). A pesquisa foi realizada totalmente online com mais […]
Pensando em auxiliar mães, pais, educadores e demais interessados na primeira infância, a professora, socióloga e Global Leaders (GL) for Young Children (Liderança Global pela primeira infância), Daniela Florio, lançou o podcast Primeira Infância no Ar, fruto do compromisso, como GL, de desenvolver um projeto que impacte na primeira infância da sua região. Liderança Global pela primeira infância. Você conhece? […]